TI: CobiT
Prova: FCC - TRT2009
Disciplina: Tecnologia da Informação
Assunto: CobiT
O princípio básico de governança incorporado no COBIT que objetiva a perenidade da área de TI e da organização é o princípio de
a) equidade.
b) transparência.
c) alinhamento aos negócios.
d) prestação de contas.
e) responsabilidade corporativa.
Vamos à resolução:
Questãozinha complicada... Realmente muitos candidatos foram pegos e responderam a letra "c) alinhamento aos negócios". Vamos à resolução:
Cabia ao candidato, na verdade, saber não só sobre o CobiT, mas também sobre conceitos e princípios básicos de governança corporativa, não restrita apenas à TI, como é o caso do CobiT. Procurando diretamente na documentação do CobiT 4.1 disponível no site da ISACA ou na versão traduzida disponível, por exemplo, no blog do professor Walter Cunha, o candidato não encontrará nada a respeito.
Os princípios básicos que a questão menciona são os princípios da Governança Corporativa. São eles:
- Transparência: Obrigação de informar através de boa e rápida comunicação interna e externa, resultando num clima de confiança entre todas as partes interessadas.
- Equidade: Tratamento justo e igualitário de todos os grupos internos e das demais partes interessadas.
- Prestação de Contas: Os gestores devem prestar contas de suas atuações àqueles que os elegeram. Eles respondem integralmente por todos os atos que praticarem no exercício de seus mandatos;
- Responsabilidade Corporativa: Dentro de uma visão de longo prazo e de sustentabilidade, obriga os gestores a zelar pela perenidade da organização.
"Perenidade" quer dizer algo relativo a ser perene, isto é, de longo prazo, contínuo. Podemos verificar que a questão menciona no enunciado a definição explícita do princípio da "e) Responsabilidade Corporativa" a qual é a resposta correta.
Apesar da documentação oficial do CobiT 4.1 não trazer essas informações explícitas, o candidato deve se atentar ao texto quando é mencionado a seguinte consideração:
"Aceitabilidade Geral do CobiT
O CobiT é baseado na análise e na harmonização dos padrões e boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos." (CobiT 4.1 Documentação oficial)
Realmente a Fundação Carlos Chagas pegou pesado ao exigir que o candidato fosse atrás dos "princípios geralmente aceitos". Infelizmente, nós concurseiros sempre estamos sujeitos à isso!
Espero ter ajudado. Sucesso!
0 comentários:
Postar um comentário